segunda-feira, 29 de junho de 2009

Michael Jackson – Sinônimo de Música Preta da Boa




WE CAN CHANGE THE WORLD TOMORROW
THIS COULD BE A BETTER PLACE
IF YOU DON'T LIKE WHAT I'M SAYIN'
THEN WON'T SLAP MY FACE...
-BAD, MICHAEL JACKSON-


Havíamos combinado reativar nosso blog tão logo passasse São João, aqui no Nordeste essa data fala alto... e como fala. No entanto, tão logo São João se despediu uma outra figura emblemática também o fez e de maneira prematura: Michael Jackson.
Foi como uma bomba em nossas cabeças, havia decidido escrever sobre MPB- MÚSICA PRETA da BOA e assim como a maioria das pessoas mudei de pauta imediatamente movido pela tristeza e pela incerteza. Diante disso, essa postagem contém muito mais dúvidas do que certezas, além de desejarmos que ele seja bem recebido por Deus.
Como a chamada blogsfera exige textos curtos, teremos uma seqüência de textos abordando a arte e a complexidade do ser humano Michael Joseph Jackson.

Who's bad? Who's dangerous? Who don't care about us? What's thriller? Quem é mau? Quem é perigoso? Quem não se importa conosco? O que é terror?

Durante a existência do menino Michael Jackson e de várias outras crianças Negras do mundo inteiro, o enfrentamento cotidiano ao chamado padrão branco de beleza foi, e ainda é, uma verdadeira tortura.
No caso do pequeno Jackson, seu pai foi apontado por ele próprio, como um dos principais porta-vozes dessa lógica racista. Quanto às demais crianças Negras, essa mensagem é uma tônica constante, seja nos programas infantis televisivos, com suas apresentadoras não-negras, para não dizer loiras; nas novelas, cujos personagens Negros raramente são protagonistas e poderíamos elencar uma diversidade de elementos de propaganda que afirmavam e afirmam uma suposta superioridade branca, mas isso parece dispensável no momento.
A invisibilidade Negra nos meios de comunicação sem dúvida alguma contribuiu e tem contribuído devastadoramente com a baixa auto-estima de jovens, Negros como o grande Michael.


I'll be there



A música de Michael Jackson o eternizará e estará presente durante um punhado enorme de tempo no cenário da música universal, dado o alto teor visionário desse gênio. Que os Orixás, Voduns, N'kisses, Caboclos, Erês e demais encantados o recebam com festa la do outro lado e que finalmente alcance a paz, a felicidade e o carinho merecido. Vá em paz, Michael!

segunda-feira, 1 de junho de 2009


Camisas Juncêras a Vistaaaaaaaaaa

Já faz um ano que não postamos nenhum texto em nosso blog, pois decidimos investir em um projeto que certamente alegrará aos Juncêros e Juncêras que nos acompanham cheios de expectativas... o mistério sobre o que estamos fazendo permanecerá por mais alguns dias, não fosse assim deixaríamos de ser uma Junça, correto?
A mão do universo lançou os dados da Junça e o oráculo apontou o caminho e as artimanhas para seguirmos independentes e nos braços da boa música, da boa arte: A auto-gestão...
O óbvio mais uma vez se manifesta e a novela continua sendo a mesma para quem quer fazer algo de qualidade em nosso país, portanto mangas arregaçadas e dá-lhe revirar cimento nessa nossa construção.
Temos algumas novidades e em breve revelaremos, como já foi dito, por ora apresentamos algumas identidades dessa Junça em forma de camisas.
A Arte foi gentilmente cedida pelo Artista Gráfico Fernando Ferrari e em breve outros artistas estarão expondo suas Obras em nossa galeria Juncêra.
Para adquirir as camisas basta enviar um email para o juncaviva@gmail.com e em seguida detalharemos o procedimento.
No mais, visitem nosso MySpace http://www.myspace.com/juncadapedrapreta
Viva a Junça, Junça Viva!

















Glossário da Banda:

juncaviva@gmail.com

*Junça é a forma como os Caboclos em suas aldeias -em suas festas, no contexto das Religiões de Matriz Africana- se referem a Junção de pessoas, agrupamento, festa, reunião, alegria...